10.10.13

Repensando o blog.


Sim, eu sei que a Pam do Garota It fez uma postagem com o título igual e não, não estou imitando-a. Esse post não é daqueles que receberá inúmeras visitas ou algo do tipo, é mais um desabafo para mim mesma. 

Quando criei o blog, mais de um ano atrás, eu não tinha muito com quem conversar sobre os livros que gosto. Sou louca por literatura young adult, amo loucamente o John Green sendo modinha ou não. Leio o que me agrada e ponto. Detesto quem se acha melhor por ler clássicos ou por não lerem YA e livros que se popularizaram. 

Gente, qual é o problema com livros populares, aliás? Fico feliz sempre que vejo alguém falando que leu A Culpa é das Estrelas pelo simples fato de ter lido. Acredite, ninguém começa a vida literária com aquele livro que você precisa ler com um dicionario ao lado e reler o mesmo parágrafo milhares de vezes. Muito menos o meu público alvo aqui no blog. Já li Machado de Assis e George Orwell e amei, mas o fato de ter começado a me interessar por leitura após ler Crepúsculo não me diminuiu ou me envergonha. 

Quando recebi o meu primeiro livro de parceria eu realmente pensei que deveria procurar cegamente pontos positivos para não perder créditos com os autores ou as editoras. Mas a verdade é que o meu compromisso maior é com os leitores. É muito clichê, mas se não fosse por vocês eu não teria nada disso. Não tenho medo de criticar algum livro mas eu preciso avaliar muito bem para qual público ele foi escrito e na verdade dou estrelas até pela diagramação. Uma história mal escrita é péssimo, mas um livro mal diagramado é tão ruim quanto. Tenho 17 anos e livros com o público alvo entre 12-15 não me atinge tanto mais, porém eu sei que eles seriam muito bons para mim se tivesse essa idade e avalio isso. Essa página em branco com um espaço para escrever aqui do blogger se tornou minha amiga e preciso ser sincera com ela e com vocês, não é verdade? Eu sou. 

Posto sozinha aqui no Entre Parágrafos e acho isso ótimo pois não perde a minha personalidade. O blog cresce e muda junto comigo. Me imagino relendo essas páginas daqui alguns anos e lembrando de quem eu fui, do que li, o que adorei e escrevi. Não dou conta de fazer postagens todos os dias e tal porque fazer resenhas dão trabalho. Já pensou ler um livro, ficar avaliando cada pontinho e depois conseguir dar sua opinião sobre aquilo? Pode não parecer, mas é difícil. É ainda pior quando se trata de um livro que gostei muito, tipo A Culpa é das Estrelas. Eu morro de vergonha daquela resenha por não ter conseguido transcrever tudo o que ele representou pra mim. Na verdade, acho que é a pior resenha mesmo sendo sobre um dos melhores livros.

Sou sincera com vocês até ao dizer que não consegui largar um livro. Se isso acontece nas férias, feriados ou finais de semana (olha, todos os melhores dias começam com "f"!) eu não durmo até acabar a leitura. Isso também acontece com vocês ou sou realmente louca? 

Bom, acho que basicamente é isso. Eu assumi um compromisso com as editoras e os autores parceiros e principalmente com os meus leitores. Vou sempre me esforçar para no final do dia, quando atualizar a página e tiver uma postagem nova, eu me sinta confortável e saiba que cumpri o nosso combinado. 

Preciso agradecer a todos vocês por estarem fazendo isso acontecer. É muito fácil criar um blog com a esperança de ouvir o grito do carteiro e receber livros, mas vai muito além disso. É preciso ter amor, sabe? Ou se não você desiste no meio do caminho, recebendo livros ou não. Estou pensando em postagens diferentes para deixar o EP ainda mais atualizadinho. Obrigada, obrigada, obrigada e obrigada. Multiplique meus agradecimentos para cada dia que o blog existe. Enquanto vocês estiverem aqui eu darei o melhor de mim para também estar. E estar cada vez melhor. 

3 comentários :

  1. Adorei o post,sério!! Adoro o John Green ,mas para mim Rowling é Rowling!! Eu concordo que se faz um blog(vlog) é preciso ter paixão pelo assunto,não por que é "modinha" ( até por que ,hoje em dia tudo é modinha) ,senão você só ia receber (comprar) livros e resenhar. Mas para os que realmente amam isso é bem diferente . Bom ,é o que eu acho :)

    http://mylittleeverithing.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Awn, que lindo! Concordo com tudo o que disse! Adorei o post, de verdade! :3
    Me identifiquei bastante!

    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  3. Isa (posso te chamar assim?!)
    Bom, concordo em número, gênero e grau com seu 'desabafo'. Como já disse no twitter, é lamentável quando as pessoas avaliam livros de acordo com os comentários que estão rolando sobre ele. Ou seja, elas começam a ler com uma má (ou boa) impressão do mesmo, e dependendo dos comentários, não se deixa levar pela história.
    Já li muitos livros que crucificaram e adorei. E eu não entendo porque 'Ter começado a pegar gosto pela literatura com Crepúsculo' é tão absurdo. Sempre gostei de ler, mas até antes de ter me apaixonado por Crepúsculo, eu não tinha o hábito de pegar um livro e me afundar em seu mundo. Ok, ok...
    Acho que, atualmente, no universo blogueiro literário, algumas pessoas tem 'medo' de expôr o que realmente acharam dos livros, e por conta desse 'receio', elas não são verdadeiras em suas resenhas =|
    Também tenho compromissos com autores parceiros e editoras (e te entendo), mas pera: EU TENHO VIDA. Fico impressionada com alguns blogueiros que sigo no Twitter e ficam se gabando porque leram 20/25 (ou mais) livros em um mês. PARA TUDO! Eu DU-VI-DO que alguém que trabalhe/estude e tenha uma família consegue ler tantos livros. Ninguém dorme, né?!

    Hoje em dia o que importa é o status que seu blog tem. Infelizmente é assim que enxergo a blogsfera literária.
    Peço desculpas pelo meu 'desabafo', mas estou cansada disso tbm xD

    Tenho certeza que você sempre irá cumprir seus compromissos com leitores e parceiros. Gosto muito daqui :)

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...