14.12.13

Como conseguir parcerias com editoras


Oi, gente, tudo bem? Recebi algumas perguntas sobre parcerias com editoras e resolvi fazer esse post com todas as minhas dicas. Quando criei o blog, quase dois anos atrás, nem imaginava essa história de ganhar livros e tal, fiz puramente porque queria encontrar pessoas com o mesmo gosto literário que eu. Pode parecer clichê mas é quase certo de que, se você fizer um blog só para ganhar coisas, talvez acabe não ganhando nada. 

Atualmente, tenho poucos selos de parceria ali na barra do lado porque tirei de algumas outras editoras que não me enviavam nenhum material. É uma política de parceria minha. Uma coisa para se ter em mente antes de qualquer coisa é que a blogosfera literária é enorme e as vagas para parceiros variam de 20 até, no máximo, 200. Com a ideia de ganhar livros de maneira fácil, muita gente vem criando blogs e, sem dúvidas, já existem mais de mil blogs literários nacionais por aí. 


Pode parecer grosseiro esse comentário mas as editoras querem lucro, não fazer caridade. Então, sim, as grandes editoras levam em consideração o número de seguidores e visitas que você tem. Aliás, quanto mais visita, maior é a divulgação e consequentemente maior o lucro. Sendo assim, se acabou de criar o seu blog, que tal esperar um pouquinho e fazer o seu blog crescer antes de enlouquecer por não ter conseguido parceria com aquela editora que você gosta tanto?



Em contrapartida, quando as editoras liberam as listas de parceiros, é fácil notar que até grandes blogs ficaram de fora e então vem a resposta óbvia: é preciso ter algum diferencial. Sinceramente, não faço ideia do que caracteriza esse diferencial, mas ao meu ver é na forma do blogueiro se expressar para os seus leitores. Um layout bonito, resenhas bem escritas e atualizações constantes também contam. 


Cada editora escolhe suas parcerias de forma diferente. Algumas deixam as inscrições sempre abertas, outras por algum período de tempo ou elas mesmas entram em contado com o blogueiro perguntando interesse. Existem parcerias que duram meses, anos ou que são pontuais, com o envio de apenas um livro e acabou. 


Existem as que só disponibilizam e-books, outras um livro mensalmente, só enviam outro após resenharem o anterior ou disponibilizam todos os lançamentos do mês para os solicitarem quantos quiserem. Em troca da divulgação, algumas enviam apenas um exemplar, outras enviam um extra para sorteio. Além dos livros, há editoras que enviam kits com brindes surpresas. 


Se você não conseguir dessa vez, em hipótese alguma fique criticando os escolhidos. Na próxima seleção, a editora irá se lembrar dos seus comentários e suas chances abaixarão ainda mais. Além de te prejudicar com ela, ainda irá te queimar com o resto dos blogueiros. Enquanto as inscrições estão fechadas, que tal se esforçar para melhorar ainda mais o blog? Com certeza o seu esforço será recompensado em algum momento. 


Ô! Como disse, já tive outras editoras parceiras mas resolvi cancelar por não receber nenhum material em troca. Parceria tem que ser de beneficio para ambos os lados. Não sou uma máquina de leitura e resenhas. Eu estudo e até tenho uma vida social - mesmo que não seja tão movimentada. É claro que não consigo atualizar o blog todos os dias com uma resenha nova. Então, sempre posto alguma coisa sobre os livros que recebi no Instagram ou no Twitter. Na minha wishlist mensal sempre faço questão de comentar sobre algum lançamento de editoras parceiras e isso também é uma forma de divulgação, né?

Voltando a pergunta, vamos levar em conta que me inscrevo sempre que as parcerias estão abertas e as minhas únicas editoras parceiras são aquelas ali do lado. Sendo assim, você já consegue imaginar a quantidade de "não" que eu levei? :p


Sinceramente, dessas editoras que abrem as parcerias em determinada época eu não faço ideia pois me inscrevo assim que elas anunciam e depois até esqueço para não ficar ansiosa. As editoras que tenho certeza que não estão com inscrições agora são a Rocco, Record, Globo Livros, Intrínseca e Cia. das Letras. No entanto, a editora que eu me inscrevi antes de começar a fazer esse post é a Geração. A Belas Letras é uma daquelas que estão sempre aceitando inscrições. De resto, minha dica é mandar um email falando um pouco sobre você e quem mais posta no blog, as estatísticas e sobre por que merece a parceria. Ah, não se esqueça de seguir as editoras nas redes sociais pois elas sempre avisam por lá quando estão selecionando blogs.

Espero que esse post tenha ajudado alguém e boa sorte ♥

13 comentários :

  1. sonho com meu blog crescendo e alguem vir até mim oferecer parceria hahahaha não custa sonhar né?! otimo post, ainda não conhecia o blog, acabei de curtir!
    callingsos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Isabella!
    Tudo bom?

    Gostei bastante do seu post, é sempre bom ler posts do tipo que ajudam outras blogueiras.
    Eu não tenho parceria certa por enquanto porque acho meu blog pequeno e sem um conteúdo muito atrativo, mas quem sabe em 2014 eu não tomo iniciativa e começo com parcerias? rs
    Parabéns pelo blog.

    Kiss with love,
    Elen.
    http://mais-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas! Meu blog é novo, e como eu gosto bastante de livros, sempre há aquela vontadezinha de se inscrever e ver no que dá né? Mas sei que no momento o mais importante é fazê-lo crescer primeiro, construir um público específico pra depois expandir pra essas áreas :')

    xx, www.ladodecoragem.tk

    ResponderExcluir
  4. Oi Isa!
    Acabei de achar seu Blog, e tenho que te dar o meu Parabéns, belo trabalho!
    Achei ótimo o seu post, como meu Blog é pequeno recebi vários não mas alguns sim, tem vez que eles nem se davam o trabalho de recusar, apenas ignoravam a minha mensagem :P
    Beijos!
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, Isa! Super realistas. Temos que trabalhar duro para ganharmos parcerias.

    ResponderExcluir
  6. Achei todas as dicas maravilhosas, como no blog eu também faço resenha de livros e sonho em consegui muitas parcerias legais , as dicas são super validas para mim!

    http://ihurricanestars.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das dicas. Parabéns :D

    Abraço.
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Poxa gostei das dicas
    Principalmente da parte, para nao enlouquecer se o blog começou a crescer agora!!!!

    Paciência e fé!!!

    Mas um dia eu chego lá!!!

    ResponderExcluir
  9. Amei as dicas. Meu blog já tem dois anos e não tenho tantas oportunidades, infelizmente, mas cada dia uma nova batalha, não? Hahaha. Beijos!

    www.palavras-digitadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, minhas dúvidas já eram !

    http://literializandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, suas dicas me ajudaram muito! Vou tentar melhorar minhas resenhas e consertar as existentes, cada hora vejo que falta algo a mais... Será que ajuda? Enfim, sou iniciante ainda, mas quero sim, no futuro, depois que o blog crescer, ter editoras parceiras. Por enquanto já tenho uma escritora (Thaís Benício) e estou super empolgada, só esperando o recebimento do livro para fazer resenha! Não sabia que já teria um retorno com
    Menos de um mês de blog! É muita felicidade para uma pessoa só! Enfim, adorei as dicas e esse layout fofo do seu blog, muito amor! Já virei membro! Beijos, boa sorte com o blog, que ele cresça ainda mais!!
    www.virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...