17.12.13

Wishlist: dezembro

Oi gente, tudo bem? Bom, eu sempre faço esse post mais pro final do mês, mas com o Natal preferi adiantá-lo. 

O cenário musical dos anos 1970 foi marcado por homens maquiados e com roupas espalhafatosas. Quando levaram essas características ao extremo, Gene Simmons e Paul Stanley ficaram a um passo de criaro Kiss. Com maquiagem, roupas chamativas e botas plataforma se transformaram em figuras paradoxais: cativantes e assustadoras ao mesmo tempo. Simmons virou “Demon”, e Stanley se tornou “Starchild”. Aos dois, juntaram-se “Space Man” (Ace Frehley) e “Catman” (Peter Criss). Com duas dezenas de discos lançados e 100 milhões de cópias vendidas, o Kiss é praticamente uma instituição do rock. Em mais de 40 anos de carreira, seu legado parece inesgotável, e sua legião de fãs, inacabável. Para explicar o Kiss, o jornalista Ken Sharp, com a colaboração de Stanley e Simmons, vasculhou o passado da banda atrás de material exclusivo e histórias inéditas. E descobriu muito. Mais de 200 entrevistas depois, o resultado é Nothin’ to Lose, um relato íntimo e original sobre os passos iniciais da banda que conseguiu reinventar o rock. O livro narra, pela primeira vez e em detalhes, os anos de formação do Kiss, entre 1972 e 1975, culminando com seu primeiro grande sucesso, o lançamento do álbum Alive! e do hino “Rock and Roll All Nite”. Construído como um bate-papo, Nothin’ to Lose inclui entrevistas com Ace Frehley e Peter Criss, em como com produtores, engenheiros de som, roadies, proprietários de clubes e outras figuras importantes do meio musical. Artistas contemporâneos do Kiss também apresentam suas versões dos fatos: Alice Cooper, Joe Perry (Aerosmith), Noddy Holder (Slade), entre outros.

Pare se você acha que já ouviu essa antes. Morrissey gosta mais de gatos ou de cachorros? Torce para algum time de futebol? É verdade que ele adora nadar? Mozipédia responde a essa e outras curiosidades a partir de um dos estudos mais detalhados e completos já feitos sobre o artista. Divididos em seis categorias principais, da música dos Smiths e da carreira solo de Morrissey, passando por detalhes biográficos, das influências, cidades e locais importantes em sua vida, os verbetes ajudam a montar o misterioso mosaico em torno deste ícone do rock’n’roll. São mais de 600 verbetes, resultado de anos de meticulosa pesquisa e entrevistas feitas pelo jornalista Simon Goddard, referência máxima quando o assunto é Morrissey e Smiths. A união perfeita e muito bem sincronizada entre canção e vida. Mozipédia, mais do que um presente perfeito a todos os fãs, responde às perguntas que todos sempre quiseram saber sobre o compositor, mas pela via inversa: perscrutando os seus enigmas.

Em um piscar de olhos, todos com mais de 14 anos desaparecem. Restam adolescentes. Pré-adolescentes. Crianças. Nenhum adulto. Nenhum professor, policial, médico ou responsável. Linhas de telefone, redes de televisão e a internet param de funcionar. Não há como pedir ajuda. A fome é intimidante e a violência começa. Os animais parecem estar se transformando, e uma criatura sinistra está à espreita. Os próprios adolescentes estão ficando diferentes, desenvolvendo novos talentos: poderes inimagináveis, perigosos e mortais, que crescem dia após dia. É um mundo novo e assustador. É preciso escolher um lado — e a guerra é inevitável.

Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada. A mente por trás de Antônio é Pedro Gabriel. Em outubro de 2012, ele inaugurou a página Eu me chamo Antônio no Facebook para compartilhar o que rabiscava com caneta hidrográfica em guardanapos nas noites em que batia ponto no Café Lamas, um dos mais tradicionais bares do Rio de Janeiro. Em seu primeiro livro, Pedro apresenta histórias vividas por seu alter ego, desde a cuidadosa aproximação da pessoa desejada, o encantamento e a paixão, até o sofrimento provocado pela ausência e a dor da perda. Os guardanapos que inspiram milhares de pessoas na internet agora estão reunidos numa caprichada edição, novo lançamento da Intrínseca.

Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos. Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho. Linnéa tem pai alcoólatra e é malfalada na escola. Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar. Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível. Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos. Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma antiga profecia, e que uma força terrível foi libertada. Diante de uma série de suicídios suspeitos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas se quiserem sobreviver. Juntas, formam um círculo poderoso, capaz de impedir uma profecia que anuncia o fim do mundo. Separadas, são caçadas por um inimigo misterioso que as persegue dentro e fora da escola. Lançamento em Novembro. Sucesso editorial na Suécia, os direitos de publicação foram vendidos para 21 línguas diferentes e em 2012 a Random House publicou sua versão, no Reino Unido, intitulada “The Circle“. Uma adaptação cinematográfica já estava em pré-produção, mas problemas entre a produção e os autores fizeram-na não acontecer; atualmente, os direitos mudaram de produtora, e ainda há a possibilidade um filme baseado no romance ir às telonas.

Bruce Dickinson é o vocalista do Iron Maiden, uma das mais importantes bandas de heavy metal de todos os tempos. Junto com ela, faz enorme sucesso há mais de três décadas. Fora da banda também teve uma trajetória marcante. Antes de juntar-se ao Maiden, fez parte do Samson, e no período em que esteve afastado da banda que o consagrou, construiu uma bem-sucedida carreira solo. Além da música, Dickinson se envolve em atividades peculiares, graças à sua personalidade singular. Já integrou o time britânico de esgrima, apresentou por oito anos um programa de rádio na estação digital BBC 6Music, é autor best-seller de ficção, e já foi apresentador do Discovery Channel e do Sky One. Além de tudo isso, fez vários voos como piloto da companhia aérea comercial Astraeus, incluindo uma missão de resgate de ingleses residentes em Beirute em 2006. Na turnê mundial Somewhere Back in Time World Tour (2008-2009), o próprio Bruce pilotou o avião do Iron Maiden – um Boeing 757 customizado, batizado de Ed Force One, uma referência ao mascote que estampa praticamente todos os lançamentos da banda. Atualmente, Bruce Dickinson roda o mundo também apresentando palestras sobre empreendedorismo e criatividade empresarial. Este livro mostra pela primeira vez sua história completa e traz entrevistas exclusivas com quem o conhece melhor: pessoas com as quais conviveu em sua juventude, companheiros de estrada e outros que o acompanham até os dias de hoje, quando o Iron Maiden mantém-se como uma das maiores lendas da música em todo o planeta.

A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.

Para que o feitiço Yabu dê certo, é necessário que esqueça tudo o que você sabe sobre contos de fadas. Branca de Neve não é apenas uma jovem ingênua, mas também uma implacável caçadora de zumbis. Cinderela guarda um terrível segredo, que selará seu destino para sempre. Rapunzel está longe de ser uma reles menina isolada numa torre. E a morte da Pequena Vendedora de Fósforos revela uma tradição macabra de morte e psicopatia que vai muito além de uma inocente história infantil. Em Branca dos Mortos e os sete zumbis, Fábio Yabu resgata a tradição clássica dos contos de fadas dos irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen, onde as histórias, mais que um simples entretenimento, servem como lições para moldar o caráter das crianças, na maior parte das vezes por meio do medo. Aqui, não há meias-palavras nem eufemismos. O mundo encantado de Yabu é atormentado, sombrio e com altas doses de tensão sexual. Os contos seguem o mote de sucessos da televisão atual, como as séries Grimm e Once Upon a Time.

Nem sempre heróis, nem sempre algozes. Os 12 protagonistas deste livro desejavam uma mudança drástica e definitiva em suas vidas e nas dos outros. Em suas trajetórias, contribuíram para transformar o rumo da história de seus próprios países e, em muitos casos, do mundo. A vida louca dos revolucionários é um ensaio político sobre uma das maiores obsessões do século XX: a Revolução. Demétrio Magnoli faz um recorte no tema contando as histórias de homens e mulheres que viveram da forma mais radical o que entendiam como ruptura com o passado e a tradição. Este livro é um convite e um desafio para entendermos e dimensionarmos o papel destes personagens em seu tempo e através dos tempos. Todos eles, de uma forma ou de outra, desejaram o rompimento com uma antiga ordem. Em suas escolhas, viveram no limite a parte ou a completude de suas vidas. Os resultados foram os mais variados: modificaram a política local ou mundial, construíram ditaduras, destruíram vidas, erigiram sonhos, fundaram partidos, acreditaram na mudança e na crise e, mais de uma vez, perderam as esperanças. Apesar de lutarem contra distintos regimes, políticas e ideias, eles têm algo em comum: o desejo de uma ruptura radical. E um inimigo único: a ordem estabelecida.

Já leram algum desses livros? Quais estão nas suas wishlists de Natal? ♥

8 comentários :

  1. Eu nao li nenhum destes. Na verdade, nao tinha nem ouvido falar rs .. na minha wishlist tem alguns livros mas nao para o Natal, ate por que , estou com outros planos... mas quero ler De volta aos quinze da Bruna Vieira.

    Beeeeijos
    http://www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre compartilho os rabiscos do "Eu me chamo Antônio". As frases são incríveis. Adoro!

    Beijos

    isabelacariani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabella.
    Adorei a wishlist, não conhecia nenhum dos livros. Esse branca dos mortos deve ser o máximo!
    sweetasodile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a wishlist.
    Não conhecia nenhum desses livros, o Branca dos Mortos deve ser o máximo!
    sweetasodile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pirei na sua wishlist Isa, livros maravilhosos. Inclusive já inclui alguns na minha wishlist também, principalmente o "Eu me chamo Antônio". Os rabiscos dele são magníficos *-*

    Beijos,

    http://envoltaempalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Conheço apenas Eu me chamo antônio por causa do tumblr! HAHA
    O que mais me interessou foi o Branca dos mortos. Vou catá-lo! :D
    Bjxxx

    ResponderExcluir
  7. Sou doida pra começar a ler a série Gone! Mas os livros são caros... Você é de Resende, que legal! Eu sou de Volta Redonda, é bom ver gente daqui de perto :D

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...