30.4.14

Sobre ser plagiada

Eu terminei de ler um livro uns dois anos atrás e me vi sem ninguém para comentar sobre, então decidi criar um blog. Juro para vocês que foi algo sem pretensões, já que nem sabia sobre as tais parcerias e as caixas de livros que os blogueiros literários recebem mensalmente. No começo, escrevia coisas que hoje me fazem perceber o quanto eu evolui, tanto nos livros que lia quanto na maneira de escrever.

O tempo foi passando e eu fui descobrindo os dois lados de ser um blogueiro: recebi convites para eventos literários exclusivos, fiz amizades e parcerias com diversas editoras, recebi inúmeros livros e tive meu trabalho elogiado. Sim, eu disse "trabalho". Não sei quantas vezes neguei sair de casa e quantas noites de sono perdi para poder estar aqui criando conteúdo para vocês. E essa é a questão: eu criei meu próprio conteúdo.

Após ver uma blogueira reclamando de ter tido uma resenha plagiada, tive um incrível impulso de pesquisar alguns trechos da minha teoria sobre a Courtney DiLaurentis, o post mais visitado aqui do blog e achei alguns links (123 e 4) que reproduziram o meu texto sem nenhum crédito.

Depois de ter pesquisado sobre isso, tive certeza de que deveria pesquisar sobre a minha resenha de "Quem é você, Alasca?" e o tiro foi certeiro. Encontrei uma garota, que nem posso chamar de blogueira, que havia plagiado vários trechos do que eu tinha escrito. Chateada com o caso, mandei um tweet para @andradeelari, a tal dona do blog dizendo: "Alô @andradeelari, você pode dar os créditos ao meu blog por ter copiado um parágrafo inteiro da minha resenha de Looking for Alaska?" e ao invés de responder, ela deixou o blog chamado Falsa Cinderela e o twitter fora do ar (ou me bloqueou, não sei ao certo).


Bom, independente do que ela fez com as redes sociais que eu não consigo mais acessar, espero que tenha entendido que é feio copiar os coleguinhas. Minha vontade é de pesquisar todos os posts que eu fiz até hoje, mas são muitos e terei que fazer aos poucos. Mas farei, e espero não ter que passar por outro episódio chato como esse. E fica o meu conselho para todos aqueles que realmente podem ser chamados de blogueiros: pesquisem seus conteúdos. Para os plagiadores, nada fica em segredo na blogosfera e vocês só estão passando a imagem de incapacidade. Acreditem em si mesmo.

Finalizo esse post com o meu agradecimento por terem me mostrado que o meu trabalho tem qualidade.

5 comentários :

  1. Oi Iisabella,
    Também trabalho com um blog literário e já senti na pele a dor de um plágio. Acho que quando uma pessoa dessas cria um blog, imagina que tudo é simples, fácil e colorido, que os livros chegam de graça e que você não tem trabalho nenhum. Leigo engano. Quantas noites perdidas, quantos rabiscos, papeis amassados, histórias guardadas. É quase como uma vida dentro da nossa vida e sentir que alguém está 'roubando' ela é muito doloroso.
    Realmente, o blog que te plagiou está fora do ar. Espero que a blogueira tenha a descência de só retorna ao trabalho trazendo algo próprio ou de nem retornar.

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, isso é realmente muito triste e revoltante! Você se esforça tanto para criar um conteúdo e uma pessoa vem e copia sem dar os devidos créditos. Eu procuro colocar o crédito, por mais que seja de uma imagem qualquer, eu aviso que foi retirado de tal site ou enfim, são coisas que realmente estão dispostas a acontecer, ainda mais quando o blog vai crescendo bastante como o seu né minha linda? Mas espero que você possa sempre dar a volta por cima, beijos ;*

    isabelacariani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente parabéns pelo texto.
    Assim como você muitas vezes me neguei a sair de casa, madruguei criando posts ou escrevendo minhas poesias e um dia nem foi pesquisando, fui visitar por acaso um blog e a poesia estava lá, só que não apenas sem créditos e sim como o nome da "blogueira" como autora.
    Também entrei em contato e pedi para que fosse retirado do blog dela e expliquei a ela sobre os riscos de plagiar algo alheio, é crime e dá multa e até cadeia.
    Ela excluiu o post, pediu desculpas, jurou que não sabia, mas todos os textos de minha autoria em meu blog levam meu nome.
    É uma situação chata, muitas acham que é só criar um blog e dizer, SOU BLOGUEIRA e não é.
    Ter um blog é ter trabalho, madrugar estudando um post, preparando um resenha, e a parceria com editoras é o resultado deste trabalho, não é fácil ser blogueira, é preciso muito mais que disponibilidade pra postar, é preciso amor ao que faz, é preciso capacidade e estudo para aprimorar cada vez mais e crescer, ser reconhecida pelo diferencial de fazer do seu jeito.
    Parabenizo a você pelas resenhas, são de excelente qualidade e lamento que ainda haja tantas fraudes neste meio.

    http://detudoumpouco28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que absurdo! Fico de boca aberta com essas pessoas que fazem isso na maior cara de pau.
    Um dos motivos de eu não publicar meus poemas no blog é justamente esse: o medo ser plagiada.

    Excelente texto!

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei se já fui plagiada no blog, porém nas minhas fanfics vejo direto, porém apesar de dar uma raiva demonstra exatamente que o seu trabalho é bem feito. Aliás, esse tipo de gente só tem plagiado e tudo o mais porque ter blog literário virou modinha, todo mundo agora lê e todo mundo tem que fazer resenha, só que nem todo mundo sabe fazer e para ter visualizações então eles vão para o plágio, o que é bem chato.
    Mas liga não, esse tipo de gente logo logo vai abandonar os blogs e tudo o mais.

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...