Na noite, a fúria e a paixão se encontram. O submundo emerge às ruas, evocando gente esquecida que não tem vez nem voz e perambula pela cidade em busca de luz. A noite também é a casa da diversão sem hipocrisia, da embriaguez, da luxúria, das angústias e das reflexões de quem não consegue adormecer antes de a loucura se recolher novamente aos seus abrigos diurnos. De olhos bem abertos, o músico Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube, leva o leitor a um mergulho na escuridão para compartilhar seus medos e seu inconformismo, em textos viscerais que pulsam do início ao fim, madrugada adentro, até o sol nascer.
Clube da Insônia é o primeiro livro do Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas, publicado pela Belas Letras. Eu recebi de cortesia da editora (obrigada ♥) e, no momento que chegou, parei tudo para ler.
É dividido em duas partes e conta com vinte e dois textos que variam em contos, crônicas ou poemas. A primeira é bem autobiográfica tratando sobre a busca pelo "eu mesmo" do autor e conversas com sua consciência, além de nos mostrar como foi a infância e adolescência dele. Um texto que me chamou atenção logo pelo título é o Carta a mim mesmo.
Perceba o universo conspirando a seu favor. Não tenha receio de arriscar. Esse medo é tolo. Devemos ter respeito por alguns limites, para outros devemos ter coragem. Devemos conduzir nossas angústias a algo que nos proporcione um novo ponto de vista. A sede do conhecimento. Você já sabia que muitos iriam virar as costas, as imaginou que conseguiria manter tantos outros por perto?
A segunda é sobre temas que o Tico aborda sempre que pode como política e divisões sociais. Nessa parte gostei muito de dois. Um deles é o Paz.exe, sobre um garoto pobre que enfrentou durante toda sua vida dificuldades de morar na favela e, futuramente, na rua. Ele sonhava em ser como o Ronaldinho porém não tinha nem dinheiro para comer.
- O que é paz? - perguntou o menino, com o olhar curioso.- Paz? Boa pergunta, como posso lhe explicar o que isso significa. Você sabe o que é o amor?- Não!
O outro é o Senado Finado, que cutuca exatamente a ferida. Pelo título já se pode ter uma ideia do que se trata.
O Senado é o pilar da picaretagem.O judiciário dos juízos vendidos e dos juízes comprados.Executivo dos partidos repartidos, divididos, sedentos de poder e riquezas comoratos e baratas no final de uma festa imunda.
O livro conta com 104 páginas então dá para ler num piscar de olhos. A escrita é de fácil entendimento embora tenha uma forma poética que nos faz refletir. Tem uma forma bem crua, dando a sensação que o autor está ao seu lado, conversando contigo.
O trabalho gráfico da editora é maravilhoso! Tem diversas ilustrações e intercala páginas brancas e pretas a cada texto. Mais uma vez recomendo, de olhos fechados, esse livro do Tico. Leva cinco estrelas!
OI LINDA, GOSTEI DO SEU BLOG BEM APRESENTÁVEL!
ResponderExcluirSEGUINDO AQUI!
BJIM
http://www.saelimundofeminino.com.br/
Obrigada!
ExcluirEu quero!
ResponderExcluirGostei das propostas que o Tico trouxe pra o livro e pelos trechos que tu postou parece maravilhoso.
Dá pra mim? (risos)
Beijos
www.nadadeperfeicao.com
Sou suspeita para falar porque amo o Tico, mas acho que não vai se arrepender ao ler :) haha
ExcluirBeijinhos
nossa,que trechos perfeitos!amei!
ResponderExcluir]http://menina--estilosa.blogspot.com.br
É muito bom, chuchu!
ExcluirBeijinhos