17.3.13

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky


Sinopse
Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Resenha
O livro é escrito em formato de cartas e, em diversos momentos, Charlie descreve tão bem os seus sentimentos e o que aconteceu que nós nos sentimos o destinatário. 

O personagem principal está longe de ser o príncipe encantado fantasiado por todas as menininhas. É inseguro, tímido e simplesmente não consegue participar das coisas. Ele tem uma irmã que está prestes a ir para faculdade e um irmão que está jogando em outra cidade. É um calouro no Ensino Médio e não tem nenhum amigo - dentro ou fora do colégio.

Quando eu comecei a leitura fiquei com um pouco de raiva dele porque ele só chorava e eu estava com medo de ser assim até o final. Mas não. Charlie me ganhou com o passar das cartas. Em contrapartida aos defeitos, ele é doce, altruísta, inteligente e adora ler. 

"As vantagens de ser invisível" conta também com outros personagens encantadores: um professor-amigo-conselheiro, e os amigos que o Charlie conquista e que o ajudam em novas descobertas e experiências, Sam e Patrick. A tia Helem também é uma parte muito importante. 

A narrativa tem uma escrita fácil embora seja sobre temas pesados. Quando terminei de ler não soube dizer se me senti infinita ou esgotada. As cartas são tão íntimas mas ainda conseguem serem escritas de forma suave. Charlie nos confidencia suas experiencias com drogas, estupro, homossexualidade, gravidez precoce e agressões físicas como se ele fosse apenas alguém externo, que observa tudo pela janela e não alguém vivenciando de fato. 

Até a última carta eu estava achando que a leitura merecia um quatro em uma escala de zero à cinco. Então, veio o final. Uma reviravolta chocante acontece e nós podemos descobrir um pouco sobre o que fez Charlie ser do jeito que é. Quando li eu fiquei parada por uns bons minutos para digerir o que tinha acabado de ler. É um livro fácil de ler e eu recomendo bastante.

Você se sente infinito ou invisível? 

Autor: Stephen Chbosky 
Tradução: Ryta Vinagre
Páginas: 224
Editora: Rocco Jovens Leitores 
Preço : R$ 29,50

2 comentários :

  1. Esse livro é TUDO DE BOM <3 Adorei sua resenha; quem não tiver lido o livro vai se interessar bastante! :)

    ResponderExcluir
  2. To louco pra ler esse livro, parabéns pela resenha! =)

    NOSSO CAPRICHO
    apsmass.blogspot.com

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...