9.8.13

Depois dos Quinze - Bruna Vieira

Bruna Vieira tem 18 anos, é colunista da Revista Capricho e dona de um blog chamado Depois dos Quinze. Começou a escrever porque descobriu que o amor da sua vida era na verdade o amor de uma das centenas de fases que ela já viveu. Desde então, com a ordem das palavras escritas e compartilhadas nas redes sociais, Bruna superou a timidez, viajou para a Europa, fez duas tatuagens, mudou de vez para São Paulo e tornou-se uma das adolescentes brasileiras mais influentes da internet com milhares de fãs-leitoras-amigas-seguidoras. Nesse livro você encontra uma mistura de histórias, desabafos e segredos de uma garota que nasceu no interior, ama animais, usa boinas coloridas e ainda acredita no amor simples e verdadeiro.
Depois dos Quinze - Quando tudo começou a mudar foi escrito pela blogueira Bruna Vieira e publicado pela editora Gutenberg. No skoob 1010 pessoas leram e 2003 pessoas lerão. Recebi um exemplar de cortesia da editora e devorei rapidamente!

Eu, vira e mexe, estou lendo algum texto dela lá no blog então já sabia o que esperar. O livro conta com 59 contos e crônicas - a maioria deles já foram postados no Depois dos Quinze, e uma lista de músicas para serem ouvidas enquanto lê. De todos, eu gostei bastante de sete: o "Um texto para você", "Resumindo", "Deixa disso, menina", "Amar sem amor", "Tudo aquilo que aprendi antes dos 18", "Eu te amo e enter" e "Diário de uma filha solitária". 

É estranho, mas não consigo mais me lembrar de como eu era antes de você. E me assusta saber que essa eu que já nem conheço mais está prestes a voltar. Percebe o quanto isso é assustador pra mim? Por isso minhas crises, minhas neuras e minhas lágrimas. 
Eu gostei do livro porém acho que não faço mais parte do público alvo para o qual ele foi escrito. Se tivesse lido uns três ou quatro anos atrás provavelmente teria achado o melhor livro do mundo. A Bruna escreve sobre coisas que todas as adolescentes passam - desilusões amorosas, problemas com os pais e amigos - ou que sonham em passar, como sua mudança de uma cidade pequena no interior de Minas Gerais para São Paulo.  

Mas, antes, desliga logo esse celular. Não precisa mais esperar aquela ligação para sempre. Promete? Às vezes, ele simplesmente não se importa ou por saber que você estará sempre do outro lado da linha, demora tanto. Por acaso adianta passar por cima de tudo o que sente por um final feliz que só dura uma ou duas noites?
Me senti lendo o diário de uma garota e acredito que seja por isso que nos identificamos tanto com o que está escrito. Marquei vários quotes legais. São coisas que todas já passaram, estão passando ou passarão em algum momento da adolescência. Mas é isso: um livro para pré adolescentes ou adolescentes, um bom presente para uma menina de 13 ou 14 anos. Ela tem um potencial bem grande e luta para conquistar as coisas que deseja, tenho certeza que com o passar do tempo evoluirá muito!

Achei incrível a ideia, uma blogueira sair do virtual e conseguir concretizar, ter em mãos, o seu sonho. A capa é uma fofura! Amei a ilustração - uma caricatura bem fofa da Bruna - e as andorinhas. Tem algumas fotos bem conhecidas dela no livro. O cuidado com a diagramação foi, no todo, ótimo! 


Admito, ele é o tipo de pessoa que eu jamais gostaria de me apaixonar ou conhecer por aí. Principalmente me apaixonar. Gente egoísta não sabe amar de verdade. Dizer adeus não é um problema. Mas os piores caras ainda são aqueles que dizem adeus e ficam para sempre.
Dou três estrelas para o livro de estréia da Br.


Meu Skoob ♥

10 comentários :

  1. Já li um livro de crônicas de uma blogueira uma vez. Apesar de gostar mais de histórias, gosto também de livros com vários contos e crônicas. Tem um bom tempo que acompanho o blog da Bruna, gosto bastante do que ela escreve.

    "Uma adolescente indiana e suas descobertas sobre o amor e a vida. Sensual, envolvente, Babyji é irresistível". Sorteio do livro "Babyji" no blog: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela escreve muito bem sim! Crônicas são muito boas, né? Acho que fluem muito bem durante a leitura.

      Beijinhos

      Excluir
  2. Eu quero tanto ler esse livro *.*

    Beijos'
    mundodasgarotasforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra ler esse livro, parece ser bem legal e como eu não acompanho o blog da Bruna vai ser tudo novo :)

    Tô seguindo ,se quiser :

    http://mylittleeverithing.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu geralmente gosto de livros de crônicas, mas não sei se ia gostar desse. Acho que também já não faço parte do público-alvo.
    BJo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse é um sério problema. Mas a leitura é boa se você não estiver esperando muito e souber a que faixa etária ele irá realmente agradar, sabe?
      Beijinhos

      Excluir
  5. Concordo com você, os contos cativam, mas são para pessoas no início da adolescência!

    Beijos - http://heytutty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é exatamente isso! Estou feliz por não ser a única que pensa dessa forma :D
      Beijinhos

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...