19.9.13

Apaixonada por palavras - Paula Pimenta


Nos romances das séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”, Paula Pimenta conta a história de seus personagens. Já as 55 crônicas de “Apaixonada por palavras” contam o próprio dia a dia da autora. Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e que se conta. Aqui nos identificamos com ela e torcemos por ela. Aqui nos apaixonamos não por um personagem inventado, mas por uma pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras. (parte da orelha do livro, por Eduardo Loureiro Jr. - Editor do Crônica do Dia)
Apaixonada por palavras é o livro de crônicas da autora da série Fazendo Meu Filme, Paula Pimenta. Ele foi lançado em 2012 pela editora Gutenberg. Ele conta com 55 crônicas em 159 páginas. No Skoob, 1339 pessoas leram e 1656 pessoas lerão.

Eu comprei esse livro na Bienal porque já não aguentava mais ver vocês falando sobre a autora e nunca ter lido nada dela. Como já estava no fim do dia e só iria comprar mais um livro decidi comprar esse, para não precisar ficar me prendendo a uma continuação. 

Paula cursava Jornalismo até um dos seus professores perguntarem se o que ela tinha escrito era uma crônica ao invés de um texto jornalistico. Então entendeu que queria mesmo era escrever o que pudesse transmitir seus sentimentos e criar suas histórias. Ela trancou o curso e acabou se formando em Publicidade. 

As crônicas publicadas nesse livro são bem antigas, elas foram escritas entre 2000 e 2009. Logo no comecinho a autora disse que ficou tentada a fazer mudanças no que havia escrito, pois já tinha mudado muito o ponto de vista sobre as coisas escritas. Eu me identifiquei demais com isso e acredito que todos que escrevem também tenham se identificado. 

Porque as palavras registradas no papel permanecem congeladas, enquanto o autor delas continua vivendo, aprendendo, mudando, crescendo. Por isso mesmo, minha autocrítica teve vontade de editar várias dessas crônicas, mas preferi apenas inserir a data, pois, apesar de atualmente pensar diferente sobre algumas coisas, aqueles pensamentos foram os que estavam comigo em cada uma das fases que vivi e foram importantes para que eu chegasse a quem hoje sou.
Não há dúvidas, Paula ama o que faz e escreve com todo o coração. Talvez seja isso que tenha conquistado tantos leitores. Ela é uma romântica incurável mas, mesmo assim, todo mundo se identifica com uma crônica ou outra. Os temas variam desde criação de cachorro, Harry Potter e, claro, o amor.

Inclusive já passou a fase boa, já amadureceu, já está na hora de cair, e eu, como sempre, fico nessa obsessão platônica, simplesmente porque acredito que poderia dar certo, porque os poucos momentos que ficamos juntos compensam todo o resto. Você me desorienta.
Eu gostei muito e destaque seis delas. Elas são as Quase uma chance, Eternamente, O verdadeiro assassino, O filme da minha vida, Lágrimas e A história do meu livro. A última conta sobre o processo de criação do Fazendo Meu Filme e nega a teoria de que ela é a sua heroína Fani.

Li o livro em poucas horas e nem vi o tempo passar. O trabalho gráfico da editora é, mais uma vez, incrível! As páginas são rosas e no final de cada crônica tem um coraçãozinho vermelho. Alguns trechos são destacados da mesma cor e com uma fonte diferente. A capa é maravilhosa! Indico, sem dúvidas, para todos aqueles que são, como nós, apaixonados por palavras. Ele leva quatro estrelas. ♥

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...