13.10.13

Seis segundos de atenção - Humberto Gessinger


Quem nunca se pegou cantando "Era um garoto..." ou "O Papa é pop"? Humberto Gessinger é o vocalista da banda Engenheiros do Hawaii e um ótimo escritor de crônicas. Aos quase cinquenta anos, ele mostra que está longe de largar a Infinita Highway. Com cinco livros lançados pela editora Belas Letras, o mais recente Seis segundos de atenção é o primeiro que li e o gaúcho cantor, multi-instrumentista, compositor e escritor me conquistou em mais um quesito.

Recebi o livro de cortesia da editora e foi uma surpresa. Estava paquerando outro do catálogo deles mas, quando esse lançou, fiquei na dúvida sobre qual pedir e acabei recebendo os dois (obrigada ♥). Seis segundos de atenção conta com 167 páginas impecavelmente diagramadas. São quarenta e nove crônicas e letras de músicas

Sinceramente é difícil encontrar a minha favorita e falar sobre ela para vocês. Sou fã das músicas dele e com as crônicas as coisas não foram diferentes. Ele escreve sobre sua infância em Porto Alegre, a primeira vez que se ouviu no rádio, sobre criação da identidade visual do seu disco Insular e até mesmo um presente mal sucedido que deu ao sobrinho. 

Palavras guardam, em si, armadilhas. Uma usina de mal-entendidos em potencial. Principalmente as digitadas com pressa por alguém desatento. É fácil transformar uma coisa "legal" em algo "letal", basta esbarrar na letra errada. G e T são vizinhos no teclado.
O cronista brinca com as palavras. Sua escrita é tão leve e gostosa, mesmo não se tratando só de assuntos alegres, que você não se dá conta de que o tempo está passando. O trabalho gráfico da editora é sempre incrível! As páginas são intercaladas entre preto e branco. 

É preciso ignorar algumas coisas para conhecer outras. Vale o mesmo para os sentimentos. "Sentir tudo com intensidade total" são palavras que ficam bem em livros do século XIX ou canções dos anos 60; na vida real, a tradução pode ser "não sentir nada".
Se você gosta de crônicas, precisa conhecer o trabalho do Humberto, de verdade! O trabalho do escritor e da editora levam cinco estrelas, sem pensar duas vezes.

3 comentários :

  1. Eu nunca tive a oportunidade de ler um livro de crônicas, mas tenho interesse em ler! Esse parece ser bem legal, ainda mais se tratando de um brasileiro escritor e compositor né?

    xx, www.ladodecoragem.tk

    ResponderExcluir
  2. Nunca li um livro de crônicas! Admito que não sei se vou gostar, mas amaria descobrir! rsrs Parece ser muito bom, senão não levaria cinco estrelas, né.
    Amei seu blog, flor, muito lindo aqui. Estou te seguindo e queria te convidar para conhecer meu cantinho também.
    Abraços,
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Poxa, não conhecia esse 'outro lado' dele. E também não tenho muito conhecimento sobre seu trabalho no Engenheiros. Mas o livro parece muito bom.

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...