4.12.13

A Lista Negra - Jennifer Brown


A Lista Negra é o romance de estreia da Jennifer Brown lançado no Brasil pela editora Gutenberg. Conta com 269 páginas, sendo 45 capítulos divididos em quatro partes. No Skoob, 1286 pessoas leram, 4449 pessoas lerão e a nota média é de 4.5. 

O livro nos apresenta Valerie e Nick que, cansados do bullying que sofrem no colégio, decidiram escrever de brincadeira uma lista com o nome todos que odeiam. No dia 2 de maio de 2008, a protagonista sofreu mais um dos ataques de uma aluna e contou pro namorado. Ela acreditava que ele iria apenas dar um susto na menina, mas acabou sacando uma arma e dando um tiro no estômago dela. 

Comecei a entender o que estava acontecendo. Nick. A arma. Os estampidos. Os gritos. Meu cérebro ainda estava funcionando lentamente, mas começava a acelerar. Não fazia sentido. Mas talvez fizesse. Nós tínhamos, de certa forma, falado sobre isso.
Então, o caos começou e Nick atirou em diversas pessoas que estavam no refeitório sendo a grande maioria da lista negra. Valerie ficou chocada quando se deu conta do que ele estava fazendo e tenta impedi-lo na hora que a garota que ela mais odeia está sendo alvo, mas acabou sendo baleada. Quando viu que acertou a namorada, Nick se suicidou. 

"Meu Deus", pensei. "A Lista. Ele está pegando as pessoas que estavam na Lista Negra."
Mesmo sendo vítima e tendo parado o massacre, Valerie é de início culpada pois a ideia da lista veio dela. Quando a polícia retira as acusações, ela é aceita novamente no colégio e tem que conviver com todos a achando ainda mais esquisita e, até os que costumavam ser amigos dela, viram as costas. 

As pessoas fazem isso o tempo todo - acham que "sabem" o que está se passando na cabeça de alguém. Isso é impossível. É um erro achar isso. Um erro muito grande. Um erro que, se você não tiver cuidado, pode arruinar sua vida.
Esse livro é incrível, de verdade! Recebi de cortesia da editora e, assim que chegou, comecei a ler e não parei até terminar. A narração feita em primeira pessoa intercala o passado com o presente, nos mostrando tudo o que aconteceu no dia do massacre e como isso mudou a vida de Valerie. 

A temática me interessou pois o bullying está muito presente na sociedade, infelizmente. A Lista Negra mostra como essas "brincadeirinhas" podem afetar a vida inteira de uma pessoa, não apenas no ambiente escolar. Mas, mesmo com a vida toda instabilizada, ela continuou seguindo em frente e encontrou uma forma de superar bem diferente do clichê "agora virei popular".  

Recomendo a leitura para todos, principalmente aqueles que ainda estão no colégio. O livro é um dos meus favoritos do ano, leva cinco estrelas

2 comentários :

  1. Nossa, juro que me interessei demais! Adorei a história, li o post todinho querendo saber mais do livro UHAHUA vou adicionar no meu skoob jáááá, só falta o tempo pra ler (já tô com, sei lá, uns 100 na lista de pretendo ler), mas vamos lá né. E adorei o nome do teu blog! <3

    Beijos!
    InfinitaNowhere.com | Sorteio do livro "Quem é Você, Alasca?" do John Green ♥

    ResponderExcluir
  2. SÓ O NOME DO LIVRO ME DEU VONTADINHA DE LÊ-LO, magina a vontade que tô agora depois de ler tua resenha? :O

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...