15.2.14

Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson


Garotas de Vidro foi escrito pela Laurie Halse Anderson e publicado no Brasil pela editora Novo Conceito, que me enviou um exemplar de cortesia, contando com 272 páginas. No Skoob, 2557 pessoas leram, 4922 pessoas lerão e tem nota média de 4.1.

O livro nos apresenta Lia e Cassie, ambas com 18 anos, que sofrem de transtornos alimentares. Alguns anos antes, as duas apostaram para ver quem conseguiria emagrecer mais e a relação delas com o espelho se tornou cada vez mais doentia. 

Lia, com anorexia, foi internada duas vezes em busca de tratamento para sua doença e, após sair da clinica, os pais da Cassie, que sofria de bulimia, decidiram que a amizade das duas só iria prejudicar a filha e pediram para que elas se afastassem. Meses depois, o corpo da Cassie foi encontrado sozinho num quarto de motel e, para piorar, ela ligou trinta e três vezes para a Lia antes de morrer.  

A recuperação da Lia vai por água abaixo após descobrir que a antiga melhor amiga estava morta e agora, além de lidar com a anorexia, automutilação e a falta de atenção dos pais, ela te que lidar com o fantasma que a assombra todo tempo.

Entendi o que provocava os terremotos dela, pelo menos a maioria. Eu sabia como machucava ser filha de pessoas que não conseguem te enxergar, nem se você estiver na frente deles, pisando nos seus pés.
 Ela já não se sente mais uma garota de verdade, agora ela se sente uma garota gelada, um fantasma com o coração batendo, e completamente perdida. E o pior: sem controle desses sentimentos. 

- Odeio quando você prefere passar fome. Odeio quando você corta a sua pele e odeio quando você se afasta de nós. (...)
- Eu odeio isso também. - sussurro. - Mas não consigo parar.
É uma narrativa pesada e bem descrita, fazendo você perceber claramente todos os demônios internos que cercam essas garotas que, mesmo tendo tudo, nada pode mudar o que elas estão sentindo. Já li outros livros sobre o assunto e esse foi um dos que mais me emocionaram. Tinha altas expectativas com ele e, com certeza, não me decepcionei. Garotas de Vidro leva cinco estrelas.

Um comentário :

  1. Eu li esse livro no ano passado e posso dizer o quanto eu gostei do que li, mesmo a leitura ter exigido um pouco mais de mim, afinal de contas, o enredo é pesado. Nessas horas é que vemos como o ser humano é frágil e como o mesmo pode ser cruel consigo mesmo. Pior, o ser humano é cruel consigo mesmo quando sabe que não deberia sê-lo. Esse livro deveria ser obrigatório praquelas meninas que cismam em querer chegar ao peso "ideal" com essa mania ridícula de querer ser como todo mundo, fingindo uma perfeição inexistente. As pessoas tornam-se escravas de si mesmas.

    http://spencer-pretty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...