23.4.14

Dias Perfeitos - Raphael Montes


Dias perfeitos foi escrito pelo autor carioca adorado pela critica Raphael Montes, o mesmo que escreveu Suicidas. Lançado pela Companhia das Letras, que me enviou um exemplar de cortesia, conta com trinta e dois capítulos divididos em 274 páginas. No Skoob, depois de 100 avaliações, conta com nota média de 4.4 numa escala de 0 até 5.

O livro é sobre Téo, um estudante de medicina que tem a vida dividida entre estudar e cuidar da mãe que ficou paraplégica após o acidente que acabou matando o pai dele. Ele parece um rapaz normal apesar de bastante solitário. Poderia ser seu vizinho que você nunca iria desconfiar, acharia até que ele é um bom moço. 

Certo dia, enquanto acompanha a mãe num churrasco que ele não queria ir, Téo acaba esbarrando em uma garota que é completamente o seu oposto. Clarice é uma espontânea estudante de arte que está trabalhando para terminar um roteiro. O cara fica tão fascinado que resolve descobrir o máximo possível sobre ela. 

Ele consegue o número do celular, descobre onde ela estuda e até mesmo onde mora. Então, arma um esquema para poder encontrá-la e tentar uma aproximação. No fim de uma noite, ele encontra Clarice bêbada e ajuda, a levando para casa. 

No dia seguinte, aparece na casa dela de novo com a certeza de que irá conquistá-la.  A garota demonstra não querer nada com ele e o Téo a sequestra. Para o rapaz, se ela passar um tempo com ele, irá se apaixonar também. Nem que para isso Clarice tenha que passar a maior parte do tempo sedada, algemada e amordaçada. 

O livro me torturou do começo ao fim e conseguiu me mostrar exatamente como funciona a mente doentia do Téo. Para ele, tudo aquilo é normal e o amor que sente pela Clarice justifica qualquer atrocidade que ele possa fazer. 

Sempre vi as pessoas falarem que precisaram parar um pouco a leitura para absorver mas nunca havia sentido isso... Até ler "Dias Perfeitos", que conseguiu realmente mexer comigo. Eu queria saber até onde a loucura do protagonista iria chegar e ficava cada vez mais perturbada.  

E então, o final. O que é o final desse livro, gente? Eu pensei em mil e um finais possíveis, mas o desfecho foi completamente o oposto do que esperava. Por favor, não vejam o final antes e se surpreenda como eu! Fiquei alguns dias tentando absorver o que havia lido. O autor foi muito ousado, não só nessa questão como no livro todo. Porém, nem o final inesperado me desagradou. 

Nunca tinha lido nada do Raphael e agora estou incrivelmente curiosa para ler "Suicidas". O jovem e extremamente talentoso autor já está na minha lista de queridinhos. Para todos que ainda tem o preconceito ridículo contra autores nacionais, ele é a minha dica. Com certeza te fará mudar de opinião! 

Um dos melhores thrillers psicológicos que li esse ano leva, certamente, cinco estrelas.  

Um comentário :

  1. Gente, amei! Bem o tipo de livro pelos quais eu me interesso. Acho que eu ia gostar bastante da história se lesse.
    Beijos.

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...