17.5.14

Garota, Interrompida - Susanna Kaysen


Garota, Interrompida foi escrito pela Susanna Kaysen e publicado no Brasil pela editora Única, que me enviou um exemplar de cortesia, contando com 189 páginas. No Skoob, 1004 pessoas leram, 1305 lerão e tem nota média de 4.1.

Quando comecei a leitura só sabia que se tratava de uma jovem internada numa clinica psiquiatrica e esperava um thriller contando um super motivo para a garota estar lá mas não foi bem isso que encontrei. O livro não é escrito em ordem cronológica, o que faz sentido, já que é completamente autobiográfico e a personagem não faz a menor ideia de tempo.

A história se passa em 1967, nos Estados Unidos em meio a guerra. Susanna é uma garota de dezoito anos que, após uma tentativa de suicídio por ingestão de cinquenta aspirinas, é consultada por um psiquiatra que decide que ela precisa ficar dois anos na clinica McLean, a mesma que Sylvia Plath foi internada anos antes. 

Na clinica, ela faz amizade com algumas garotas, cada uma com uma doença diferente, e a maior parte do livro é contando sobre as coisas que elas faziam lá dentro. Eu senti um pouco a falta de saber mais sobre a Susanna, sobre a família dela, como ela era e levava a vida antes da tentativa de suicídio. 

Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no inicio da vida adulta.
O livro não foi exatamente o que eu esperava, no entanto, não me desagradou. Gostei muito de conhecer a rotina dessas garotas dentro do sanatório, os tratamentos que elas eram submetidas, seus pensamentos e dúvidas sobre a vida. 

Angelina Jolie, no filme inspirado no livro, teve o papel mais importante de sua carreira e recebeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante. 

A leitura é fácil e rápida que não me permitiu parar até terminar de ler. Várias fichas de acompanhamento são apresentadas, mostrando as avaliações que o médico fazia sobre a garota. Eu recomendo a leitura e classifico com três estrelas.

2 comentários :

  1. Oi Isa, tudo bem?

    Eu já li esse livro e simplesmente amei! Acho que são tão doida quanto a Susanna, hahahaha Achei incrível como, mesmo com poucas informações, eu me envolvi com o livro. Tem resenha lá no blog, se quiser ver :) E ah, você sabia que é história real? :o

    Beijos
    www.estantedasfadas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou querendo muito ler esse livro, disseram que um livro bom, gostei muito da sua resenha.
    http://meuviciodiario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...