2.6.14

Psicose - Robert Bloch


Psicose foi escrito pelo Robert Bloch e publicado em 1959 e 1964. No Skoob, 971 pessoas leram, 2608 lerão e conta com nota média de 4,5. Ficamos cinquenta anos sem esse livro no Brasil, até a Darkside relançar com duas edições incríveis, sendo uma em capa dura.

O livro é sobre Norman Bates, um homem que vive com a mãe totalmente controladora que não permite que ele tenha uma vida fora da casa e do motel da família que eles administram. Ele diz que ela vive com ele porque é doente, mas na verdade ele vive com ela por ser extremamente apegado, mesmo que os dois tenham uma relação bem difícil e confusa. 

Certo dia, após uma discussão com a mãe, Norman é surpreendido pela Mary, uma garota bonita que deseja se hospedar por aquela noite no Bates Motel. Após conseguir um quarto, que não é algo tão difícil já que o motel fica numa área isolada, ela pergunta se existe algum lugar por perto que ela possa comer. Norman diz que não, mas oferece um lanche na casa dele e ela aceita. No entanto, a mãe do Norman não fica nem um pouco feliz com isso e naquela noite algo muito ruim acontece com a Mary.


Quando li, ainda não tinha assistido o filme e me pergunto o motivo de ter demorado tanto para fazer isso. Porém eu já sabia o final e nem isso estragou minha experiência com o livro, que me torturou do começo ao fim. Talvez por saber como iria acabar, eu queria continuar lendo para provar que não era aquilo, já que todos os caminhos me diziam outra coisa.

Quando o Hitchcock leu, ele ficou extremamente fascinado pela história e teve certeza que precisava fazer um filme sobre. Então, comprou todos os exemplares para que ninguém soubesse o desfecho e trancou num galpão próximo a casa dele. 
Depois de trabalhar no roteiro, nenhum estúdio aceitou a ideia pois achava algo extravagante demais, então o diretor se empenhou duro, chegando até a vender a própria casa, para que o filme fosse, enfim, lançado. E isso não foi nenhuma decepção na vida dele, já que Psicose é um marco na história do cinema.

Entre o filme e o livro, eu prefiro o livro. Não sei exatamente o motivo, se foi porque ler tirou o elemento surpresa do filme ou se foi porque eu queria tanto ter esse livro. Realmente não sei, já que os dois são incríveis. Recomendo, sem dúvidas, a leitura e classifico com cinco estrelas.

Ah, quando fiz o vídeo para mostrar os livros que tinham entrado para minha estante no mês de abril, disse que faria uma resenha de Psicose em vídeo e ela será postada em breve!

3 comentários :

  1. Li esse livro esse ano, adorei <3
    nao mais que o Exorcista que com certeza me ganhou mais forte
    mas, adorei *-*
    Blog Cookie Cookie

    ResponderExcluir
  2. Tenho grande curiosidade para lê-lo, e tenho de concordar com você, as edições/obras da DarkSide são brilhantes!
    Adorei saber mais sobre o livro, aguardo o vídeo :D
    Até mais,
    Lie

    www.nossosmundos.com

    ResponderExcluir
  3. Já havia ouvido falar do livro, sempre achei a sinopse super interessante, e tenho muita curiosidade para lê-lo. Sou obrigada a concordar com sua observação. a DarkSide tem edições maravilhosas e obras incríveis..
    Adorei saber mais sobre o livro, aguardo a resenha em vídeo ;)
    Até mais,
    Lie
    www.nossosmundos.com

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...