7.7.14

O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde


O retrato de Dorian Gray é um clássico escrito pelo Oscar Wilde e lido, segundo o Skoob, por mais de 31090 pessoas, contando com uma nota média de 4.2. A edição que eu li foi enviada como cortesia pela editora Escala Educacional e é uma versão adaptada para jovens.

Dorian Gray é um rapaz bondoso e inocente de uma beleza extrema que chama atenção de todos por onde passa. Certo dia, após conhece-lo, o pintor Basil fica tão encantado com a aparência do jovem que decide retratá-la numa pintura. 

Ao fazer uma visita a Basil, Dorian acaba por conhecer o lorde Henry, que é completamente o oposto dele. O homem acredita que só a beleza e o que é material importa e começa a fazer a cabeça do Gray, fazendo com que ele perca toda a inocência que tinha. Essa característica, além da beleza, era uma das coisas que Basil mais prezava nele.

O livro trata sobre a arte, a juventude, prazeres mundanos e o narcisismo. Fala também sobre amizade, mostrando que ela pode ser muito benéfica ou extremamente destrutiva. Traz fortes criticas para a sociedade.

Quando solicitei o livro para editora, não tinha percebido que era uma edição adaptada e, como não li a original, não sei quais são as diferenças. Algo que me desagradou um pouco foi a narrativa extremamente rápida que eu mal conseguia acompanhar. Eu gostei bastante do enredo em si, mas pretendo ler a outra versão para ter certeza de se o que me incomodou foi a adaptação ou não. Quando fizer, venho aqui e resenho novamente. Classifico o livro como três estrelas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...