25.10.14

Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaria



Cartas de Amor aos Mortos é o primeiro livro escrito pela Ava Dellaria e publicado no Brasil pela editora Paralela, que me enviou um exemplar de cortesia para ser resenhado aqui no blog. No Skoob, possui nota 4.3 na escala de 0/5.

Quando vi a capa desse livro, me apaixonei. Achei uma das mais bonitas que já vi na vida! Então, fui procurar mais sobre o livro e fui convencida de que deveria ler ao saber que três dos meus cantores favoritos são citados: Kurt Cobain, Amy Winehouse e a Janis Joplin. Pronto, lá estava eu ansiando pelo lançamento. Meu exemplar chegou aqui em casa quando estava viajando (tem várias fotos no meu Instagram) e comecei a ler assim que cheguei. 

Carta de Amor aos Mortos conta a história de Laurel, uma garota que acabou de começar o ensino médio numa escola nova e, além dos medos normais dessa nova etapa, ela convive com um enorme sofrimento causado pela morte da sua irmã mais velha, May. A vida da Laurel gira em torno de idolatrar a irmã, que, mesmo após morta, continua sendo a heroína dela. O sonho da Laurel é ser tão incrível, corajosa e encantadora como a irmã era.

Durante uma aula de inglês, a professora passa um tarefa em que os alunos deveriam escrever cartas para pessoas que morreram. Porém, ao invés de escrever para a irmã, Laurel escreve para diversas personalidades e faz disso um diário. Para cada um, ela conta uma coisa especifica achando que a pessoa irá entender. No inicio de cada carta, ela faz uma pequena introdução sobre a vida do destinatário e assim o leitor, mesmo não sabendo nada sobre a pessoa em questão, não fica perdida.

O livro trata de assuntos comuns aos livros de temática Young Adult. Tem um romance superficial, relacionamento conturbado com os pais, novas amizades, homossexualidade, drogas e álcool. No entanto, a autora tentou dar uma reviravolta no enredo que comigo não funcionou muito, eu já esperava. Quando eu li a sinopse, já podia apostar que era aquilo que tinha acontecido. Nada demais, mais um final clichê num livro YA. Talvez até desnecessário. 

No entanto, eu gostei de Carta de Amor aos Mortos. Fiquei um pouco decepcionada, lembrei bastante de As Vantagens de ser Invisível - que eu amei, mas eu considerei válida a leitura. Uma das partes que mais me agradou foi quando ela fazia alguma reflexão sobre a vida dos famosos para quem ela escreveu, concordo com muitas delas. Porém, a Laurel é só mais uma adolescente sem personalidade perdida entre muitas. Para mim, o livro leva três estrelas.

Um comentário :

  1. Amiga, eu li esse livro e a gente nem debateu sobre o pq não gostamos. Inclusive, poderíamos fazer isso logo HAHA eu não gostei nada desse livro e as resenhas que li e assisti consignaram captar a parte que eu não gostei (inclusive a sua). Pra não dizer NADA, concordo com a parte boa que você falou, mas ainda assim, a parte ruim prevaleceu pra mim. OK ter lido, ate pq conheci mais a vida desses artistas e personalidades, aquela pilota de avião, adorei ela e fui pesquisar mais sobre. Na vdd, fui pesquisar a cara de todo mundo pra eu ver se era o que eu imaginava rs. Agora um ~SPOILER~: a mae voltando e as coisas se ajustando no final ARRGH Jesus, não prfvr, ela simplificou mt as coisas. E como o Danilo do cabine literária falou, ele abordou tantos assuntos que podiam ter sido bem trabalhados, porem FUÉN, não conseguiu. Tipo o tema da homossexualidade e do abuso sexual que a menina sofreu, mostrando como ela se sentia culpada. Ta que esse pensamento ocorre mesmo, igual com agressão doméstica. Mas dai o namorado dela que falou pra ela não se culpar de um modo superficial e sei lá... Como ela quis direcionar pro publico YA esse livro, achava que poderia ter sido abordado bem melhor isso e sem precisar ficar mt didático, chato e querendo dar lição, da pra introduzir bem. Mas é o primeiro livro dela, né, vamo passar por cima dessa e espero que ela evolua. OH COMENTARIO ENORME E CHATO, DSCLP.

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...