30.7.15

Os 13 porquês - Jay Asher


Os 13 porquês é o romance de estreia do Jay Asher e foi publicado no Brasil pela editora Ática. No Skoob, 12724 pessoas já leram, 12575 querem ler e conta com nota média de 4.3 numa escala de 0/5.

Bom, eu sempre me interessei muito pela premissa desse livro e sempre quis ler, mas nunca encontrava disponível ou por um preço razoável. Por algum milagre, achei na Saraiva por R$24 e não resisti, acabei comprando. Assim que chegou, parei tudo para começar a ler já com altas expectativas, o que pode ter sido um grande problema.

Clay é um garoto aparentemente legal que, certo dia, chega do colégio e encontra uma caixa sem remetente com treze fitas numeradas de 1 até 13. Ao escutar a primeira, ele descobre que essas fitas foram gravadas pela Hannah, a menina que ele era apaixonado e que cometeu suicídio alguns dias antes. Cada uma delas era para uma pessoa da lista que fez com que a menina decidisse realmente se matar.

A regra ela bem simples: a pessoa ouviria as treze fitas e passaria para a próxima na lista. Se alguém quebrasse esse ciclo, uma cópia de cada iria a público e todos saberiam o que eles fizeram para a menina. Mesmo praticamente se torturando, ele ouve todas as fitas e conseguimos saber tudo o que estava se passando na vida da Hannah naquele momento.

É um livro pesado e sério que aborda muitas questões problemáticas que são extremamente reais e fáceis de encontrar na nossa vida, principalmente naquela época de escola. Se você nunca passou por nada semelhante, talvez alguém ao seu lado estivesse passando. Muitos de nós conseguem forças para lidar com isso, mas a personagem não teve. 

Eu torcia para que a Hannah desistisse da ideia, mas já não havia mais como. A garota já estava, de fato, morta. Um dos pontos que eu não gostei muito no livro, foi o fato de não ter me apegado a personagem sem nem saber ao certo o motivo. Tirando isso, foi uma leitura incrível. O autor escreve muitíssimo bem, intercalando a narração do Clay e da Hannah. Classifico esse livro com quatro estrelas


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...