15.9.15

Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara - Meg Medina


Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara foi escrito pela Meg Medina e é considerado um dos melhores livros de ficção para jovens adultos pela YALSA. No Brasil, o livro foi publicado pela editora Intrínseca, que me enviou um exemplar de cortesia. Conta com a nota média de 3.8 no Skoob, numa escala de 0/5.

Piddy Sanchez era uma ótima aluna no colégio em que estudava. Ela tinha amigos, tirava boas notas e não dava muitas preocupações para a mãe, que decide se mudar para outro bairro. Com a mudança, Piddy também teve que ir para outro colégio e as coisas começaram a se complicar. O livro já começa com a garota sendo alertada que a Yaqui Delgado queria quebrar a cara dela. De início ela não leva muito a sério, afinal nem conhece a tal Yaqui, mas depois percebe que o assunto era realmente preocupante. 

O colégio que teoricamente deveria ser um lugar onde ela se sentia confortável e segura se torna um inferno e a garota tem que conviver a todo minuto com o terror psicológico de estar sendo ameaçada por uma menina com fama de valentona que nutre um ódio gratuito por ela. A Piddy não queria dedurar a Yaqui com medo de piorar a situação, mas também não sabia o que fazer para melhorar e as coisas vão ficando cada vez mais sérias. 

Essa fase de colégio, graças a Deus, acabou para mim mas eu ainda tenho um grande interesse por livros que falam sobre isso, principalmente quando o tema é bullying. A vida da Piddy virou de ponta cabeça por um motivo tão banal e isso é algo que me incomoda muito. Acho que esse tipo de leitura deveria ser obrigatória para todas as pessoas dessa idade, tanto as vítimas quanto as agressoras. Eu tenho um pouquinho de esperança que elas consigam se colocar no lugar da outra e perceber o quão errado é isso. 

Além do ambiente escolar da moça e o medo que ela tem que conviver diariamente, o enredo do livro também fala sobre violência doméstica. No entanto, a escrita da autora é tão gostosa que não se tornou algo difícil de ser lido, mas deixou uma forte mensagem. Eu gostei do livro, classifico com quatro estrelas e recomendo a leitura principalmente se você ainda está no colégio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...