19.7.13

Quem é você, Alasca? - John Green

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.
Quem é você, Alasca? é o primeiro livro do autor de A Culpa é das Estrelas, John Green e foi lançado no Brasil pela editora WMF Martins Fontes. No Skoob, 3587 pessoas leram e 8856 vão ler. 

O livro conta a história de Miles, um adolescente de poucos amigos e apaixonado por últimas palavras que decide ir para um internato. Ao chegar lá, conhece Chip - ou Coronel - que logo o apelida de Gordo por ser muito magro. Em pouco tempo, Gordo avista a garota mais linda que já havia visto na vida: Alasca. Eles viram amigos e prontos para todas as loucuras que podem ser feitas num internato. Até aqui parece bem clichê e desanimador, não? Entretanto, não é nada disso!

"Então, esse cara", eu disse, parado à porta da sala. "François Rabelais. Era poeta. Suas últimas palavras foram: 'Saio em busca de um Grande Talvez.' É por isso que estou indo embora. Para não ter que esperar a morte para procurar o Grande Talvez."
Alasca é uma menina extremamente impulsiva, um pouco bipolar, autodestrutiva, misteriosa, engraçada, que possui centenas de livros em seu quarto e uma criatividade imensa para trotes no colégio. Sua mudança temperamental irrita um pouco seus amigos, pois eles acreditam que nada disso tem motivo. Porém, ao decorrer da história nós aprendemos um pouco sobre a vida dela e, ao meu ver, isso é justificado.
Vi algumas pessoas falando que odiaram a personagem porém eu a amei completamente! 

"Sabe quem você ama, Gordo? Você ama a garota que faz você rir, que vê filmes pornográficos e bebe com você. Mas não a garota tristonha, mau-humorada, maluca."
O livro é dividido em duas partes: o antes e o depois do grande ápice. Juro que fiquei super feliz por não ter visto nenhum spoiler sobre o clímax e não darei para vocês. É algo completamente inesperado. Ao terminar a leitura de As Vantagens de Ser Invisível eu fiquei uns dez minutos olhando para o nada na tentativa de digerir a história. Com A Culpa é das Estrelas eu só sabia chorar. Já nesse tal clímax de Quem é você, Alasca? eu senti uma mistura de ambos. Parecia que eu estava desesperada demais para chorar ou algo assim. Demorou mais umas quarenta páginas para que me estabilizasse. 

Como tudo escrito pelo John os personagens são muito inteligentes e fazem grandes questionamentos. É mais um de seus livros leves com temáticas pesadas que tiram o seu fôlego e te fazem pensar o que realmente é a vida. É uma história é tão real e pode estar acontecendo com alguns jovens nesse exato momento. A tradução do título faz um super sentido. Nenhum outro personagem sabe realmente quem é Alasca e como a narração é feita pelo Gordo, nem nós. E isso é incrível! Recomento a leitura com olhos fechados e arrisco dizer que considero esse livro ainda melhor do que meu amado A Culpa é das Estrelas. Leva cinco estrelas!

7 comentários :

  1. Olá, Isabella! Tudo bem?
    Mais um livro do meu querido John Green! <3 Já está na lista de próximas compras. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo sim e contigo? :)
      Compre, não irá se arrepender!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Estou louca para comprar esse livro! Adorei o post, beijos, http://www.fashionallday.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Excelente resenha!!! Senti a mesma coisa (depois do que aconteceu), não sabia o que sentia, ou falava, acabei chorando, muito. Acho que chorei mais do que em ACÉDE...
    Meu livro favorito do John Green.

    ResponderExcluir
  4. Excelente resenha! Senti a mesma coisa (depois do que aconteceu), não sabia o que fazer, acabei chorando, muito. Chorei mais do que em ACÉDE... meu livro favorito do John Green.

    ResponderExcluir
  5. Tô precisando muito desse livro também, acabei de ganhar Cidades de Papel, mas dizem que Alasca é emocionante!

    www.estiloatrevidos.com

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...