18.7.14

A vida do livreiro A. J. Fikry - Gabrielle Zevin



A vida do livreiro A. J. Fikry é o oitavo romance escrito pela Gabrielle Zevin, uma roteirista formada em Harvard. Seu livro foi publicado no Brasil pela editora Paralela, que me enviou um exemplar de cortesia. No Skoob, conta com nota média de 4.3.

Para ser sincera, quando aceitei receber o livro, não sabia muito sobre o que se tratava, apenas que era sobre livros. Depois de tantas leituras pesadas que tenho feito, achei que seria bom ler algo mais leve e, sem pensar duas vezes, respondi que sim, eu queria um exemplar.

A. J. Fikry comprou uma livraria junto com a esposa Nic. O estabelecimento ficava uma ilha, então nunca foi extremamente frequentado. Certo dia, numa venda de garagem, o livreiro encontrou um raro exemplar de um livro do Edgar Allan Poe e pretendia vender para garantir sua aposentadoria. E então sua vida deu um giro: a esposa morreu e o livro foi roubado.

Os negócios não andavam muito bem e A. J. estava bebendo muito, até ser surpreendido por mais um giro da vida, que dessa vez trouxeram boas mudanças. Ao ir abrir a loja pela manhã, encontrou uma garotinha de dois anos e um bilhete que pedia para que ele cuidasse dela, pois queria que a criança crescesse rodeada de livros. Para melhorar, ele se apaixona novamente por uma funcionária de uma editora. 

O livro é narrado em terceira pessoa de forma bem delicada. Mesmo sendo pequeno, eu demorei um pouquinho para terminar a leitura pois, até um pouco depois da metade, não estava me fixando. No entanto, não culpo o livro por isso, é mais por causa do momento, já que tenho lido tanto sobre temas mais pesados e tudo mais.

O mundo literário é algo muito importante para o livro. São feitas inúmeras referencias a livros e autores, mostra um pouco do lado bom e ruim de ter uma livraria e fala até sobre blogueiro que fica se gabando por receber livros das editoras parceiras.

Se você ama livros e está procurando algo com uma escrita leve para ler, provavelmente irá amar essa leitura. Eu classifico com quatro estrelas. 

Um comentário :

  1. Desde que vi a sinopse desse livro no Skoob minha alma de bibliotecaria ficou desejando ele! AHHAHA
    Pela sua sinopse fiquei ainda mais interessada, o tema é bem mais animado do que mostra ali na sinopse. O Poe estar no meio também é um divisor de águas, já que esse homem é puro amor. <333 Estou te invejando loucamente e já quero muuuuuito ler!!

    http://livrologias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...