1.7.14

Iluminadas - Lauren Beukes


Iluminadas foi escrito pela Lauren Beukes e publicado no Brasil pela editora Intrínseca, que me enviou um exemplar de cortesia. No skoob, 895 pessoas querem ler e conta com nota média de 3.8. Descrito como "um dos thrillers mais assustadores e bem escritos do ano", o livro me deixou com expectativas extremamente altas. No entanto, me decepcionou um pouco e irei explicar o motivo.

Harper Curtis é um serial killer destinado a matar diversas garotas para completar um tal ciclo. No entanto, conta com a ajuda de uma casa que serve como uma máquina do tempo. Após cometer o assassinato, ele vai para outra época para matar outra menina. Por essa razão, a polícia acaba não identificando o criminoso.

Todos os seus crimes tinham sido perfeitos até que, ao tentar matar Kirby Mazrachi, ele acaba falhando e a garota sobrevive. Depois de recuperar a saúde, ela se dedica para encontrar o homem que a esfaqueou. Então, a estudante de jornalismo consegue estagiar com o ex-repórter policial chamado Dan Velasquez e começa a fazer pesquisas, tentando traçar um padrão entre as meninas mortas num determinado período de tempo.

O livro é, sem dúvidas, inovador. Ele mistura elementos de ficção científica, romance policial e thriller, três gêneros que sou viciada. A autora escreve muito bem, fazendo ótimas descrições. Porém, algo me desagradou bastante: o tempo não é linear. Os capítulos são narrados por Harper, Kirby, Dan e as vítimas e cada um se passa numa data diferente, o que me deixou extremamente confusa. 

Cheguei a pegar e largar o livro diversas vezes até decidir que precisava acabar. Até a página 150, a leitura não fluía para mim. Então, quando passei dessas páginas, comecei a pegar o ritmo, gostar do que estava lendo e não parei até o final.

Iluminadas é bom, mas não sei se foi porque eu tinha expectativas gigantescas, acabou não me conquistando ainda mais. Não me assustou, mas assumo que a autora tem um grande talento na escrita. Eu indico o livro se você não tiver problemas com narrativas que vem e voltam no tempo. Classifico como três estrelas.

3 comentários :

  1. Não curto muito ler sobre contos de "terror" se é que você me entende, acho que é porque eu prefiro ler e escrever sobre romances água com açúcar rs

    Terror e suspense pra mim mesmo, só nas séries e filmes porque nos livros eu fico entendiado...
    Beijos

    www.estiloatrevidos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Adorei a resenha, pela capa já me deus expectativas altas, agora não vou com tantas expectativas para esse livro, obrigado. Também fico confuso com essa mistura de personagens e de tempo.
    http://livros-textos-e-mais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A história parece ser muito interessante, espero não achar tão confuso quanto você :) Beijoss
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...