25.1.15

O Exorcista - William Peter Blatty


O Exorcista foi escrito pelo William Peter Blatty e é um dos maiores clássicos na literatura e cinema de terror. Algum tempo atrás, a editora Agir publicou uma edição de quarenta anos e, por ser difícil de se encontrar, acabei comprando na primeira livraria que achei, sem nem pensar em pesquisar o preço. 

Eu assisti o filme, no mínimo, uns cinco anos atrás, eu devia ter uns 13 anos e ele não me amedrontou. Aliás, não consigo lembrar de um filme conseguir me amedrontar. Não sei se é por eu não acreditar em nada do que está sendo exibido, mas eu não consigo ter medo de filmes de terror. 

Então, li algumas resenhas que falavam que o livro era extremamente mais pesado. Na verdade, tinha até uma que diziam não ter conseguido ficar mais com o livro em casa de tão assustador que era. Ok, decidi comprar e ver se realmente era isso tudo. 

O enredo é sobre a Regan McNeil, uma garotinha de oito anos que começa a apresentar episódios estranhos e faz com que a mãe, Chris McNeill, pense que ela está com alguma doença psiquiátrica. Procurando uma explicação para as mudanças de comportamento da filha e acusações estranhas como quando ela disse que a cama estava se mexendo, Chris leva Regan para os melhores especialistas e nenhum consegue fazer um diagnostico preciso para a tal doença da menina.

Então, a mãe começa a cogitar a ideia de que a Regan estava, na verdade, possuída por demônios. Chris encontra o padre Damien Karras e tenta convence-lo de ajudar a menina. No entanto, o padre não acredita muito e faz diversos estudos sobre o caso, até se convencer de que um exorcismo realmente precisa ser realizado.

Quem já assistiu o filme consegue facilmente notar que ele é muito fiel ao livro. Porém, a história de William Peter Blatty conta com mais acontecimentos em torno do fato principal. O que mais me incomoda em O Exorcista, assim como n'O Iluminado, é por se tratar de uma criança. São cenas extremamente feias sobre uma menina de oito anos!

Eu gostei do livro, mas esperava mais por ter altas expectativas de realmente nem conseguir terminar a leitura de tanto medo. A leitura para mim foi rápida e eu acabei no mesmo dia. O final deixa um pouquinho a desejar, eu esperava mais. Enfim, eu classifico com quatro estrelas e indico se você estiver procurando um livro de terror que muitos dizem ser extremamente assustador, mas não funcionou dessa forma comigo.

Um comentário :

  1. Não consigo ler um livro assim, ja me chamaram pra passar uma tarde vendo filmes de terror mas como sou medrosa preferi ficar em casa assistindo Pretty Little LIars, e confesso que fico com um pouco de medo as vezes em pll.Adorei a resenha se eu nao fosse tao medrosa eu daria um jeito de ler haha
    Mand's Space

    xoxo

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...