8.7.15

Quem é você, Alasca? Edição de 10 anos - John Green


Quem é você, Alasca? foi escrito pelo John Green, o mesmo autor de A Culpa é das Estrelas e eu não irei falar nada sobre o enredo do livro nesse post. Alguns anos atrás, fiz uma resenha sobre ele e vocês podem conferir clicando aqui. No post de hoje, eu vou comentar sobre a edição comemorativa que foi publicada pela Intrínseca, que me enviou um exemplar de cortesia. 

Não é a primeira vez e possivelmente não será a última que eu falo aqui no blog ou no canal que Quem é você, Alasca? é um dos meus livros favoritos e mudou minha vida. Como eu já disse no post sobre o John no Brasil, a Alasca foi a minha melhor amiga por muito tempo. É um misto de sensações quando eu penso que uma garota tão autodestrutiva é um exemplo para mim. Acho que vocês já perceberam o quanto esse livro pisa no terreno de "assuntos pessoais". 

Essa edição conta com algumas páginas inéditas, sendo elas uma apresentação do livro alguns anos depois de ter sido escrito e lido pela ultima vez autor, cenas que foram cortadas durante a edição e, a minha parte preferida, algumas perguntas que o John respondeu. Ele diz se gosta da Alasca como pessoa, se é semelhante com ela de alguma forma, o que o inspirou a escrever o livro, conta histórias sobre quando estava num colégio interno e o que falaria para uma garota que se sente como a personagem. Quando eu li essa resposta, me senti abraçada por ele, de verdade. 


Eu li e reli muitas vezes a edição da WMF Martins Fontes, o que fez com que eu chegasse a decorar muitos trechos do livro. Como a edição da Intrínseca tem uma tradução diferente, eu ficava um pouco incomodada em algumas partes. Pode parecer loucura, mas eu achava a outra edição um pouquinho mais pesada. No entanto, acho que isso foi algo bem pessoal e não tirou nem um pouco o brilho de Quem é você, Alasca?. 

Sou suspeita para recomendar esse livro, já que a minha vontade é de sair distribuindo um exemplar para cada pessoa que eu encontro na rua. Eu realmente acho que muitas pessoas, independente da idade, podem se identificar muito com a Alasca, o Miles, o Takumi, o Coronel ou qualquer um dos personagens. Todos eles são bem reais, sabe? Daquele tipo que nós realmente podemos encontrar nas ruas e que podem entrar na nossa vida a qualquer momento. Eu gostei muito dessa edição, principalmente pelos extras e acho que eles são de grande valor para quem já é fã do livro, para quem não gostou tanto e procura algumas explicações e/ou para aqueles que irão dar a primeira chance para esse labirinto. 

Um comentário :

  1. Oiiii, já me inscrevi lá na page e estou torcendo muito para ganhar essa edição, seria presente de niver.Torcendoooooo muuuuito.

    bjs

    www.adorkable.com.br

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...