26.6.13

Extraordinário - R.J. Palacio

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Extraordinário é um livro escrito pela R.J. Palacio e lançado no Brasil pela editora Intrínseca. Ele conta com 313 páginas e nos apresenta a história do August Pullman.

Auggie é um garoto inteligente e engraçado de 10 anos que traz consigo desde que nasceu uma doença rara que resultou em uma deformidade no seu rosto. Ele tem uma irmã chamada Via, uma cadela chamada Daisy e pais super protetores. 

Quando sua mãe notou que não era mais capaz de ensina-lo em casa, ela decidiu que ele deveria ir para um colégio. O livro conta como foi a experiência dele no ano em que teve, pela primeira vez, que conviver com diversas crianças que não o conheciam. 

As crianças podem ser maldosas e essa maldade vem de casa pois seus pais podem ser ainda mais. Nosso protagonista vivencia um ano de altos e baixos convivendo com preconceitos por todos os corredores do colégio. As ofensas que ele recebe são verbais e até mesmo físicas, além de uma brincadeira idiota sobre não poderem encostar nele. É uma história completamente real e tocante. Como se pode ser tão horrível com um garoto que só quer ser - e é - um garoto comum?

É como aquelas pessoas que às vezes você vê e não consegue imaginar como seria estar no lugar delas, seja alguém em uma cadeira de rodas, ou alguém que não pode falar. Eu sei que sou essa pessoa para os outros, talvez para todas as pessoas naquele auditório.
Para mim, porém, sou apenas eu. Um garoto comum.

O livro é narrado por August, pelos amigos de escola Summer e Jack, por Via, seu namorado Justin e sua amiga Miranda

Summer é uma garotinha encantadora que nunca se importou com a diferença em Auggie e sempre foi uma boa amiga para ele. Jack é aquele personagem que temos uma relação de amor e ódio embora tenha um bom coração. Justin é bem protetor e Miranda, apesar de parecer meio louca, ama Auggie e sua família. 

É formado por capítulos pequenos, daqueles que não te deixam parar de ler. A capa é minimalista e linda. Posso afirmar, sem dúvidas, que chorei tanto nesse livro quanto em "A culpa é das estrelas", da mesma editora. E, da mesma forma, recomendo de olhos fechados. August também te encantará! ♥

Uma história rara, com poder de abrir nossos olhos - e o coração - para o que é ser diferente por causa de algo que está além de seu controle, enquanto tudo o que você quer é ser mais um na multidão.
Publishers Weekly

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...