9.11.13

Sociedade Secreta #1 Rosa & Túmulo - Diana Peterfreund

Eu tava na biblioteca do meu colégio e encontrei esse livro lá e trouxe ele pra casa. Fiquei pensando porque que quando eu vi fiquei com vontade de ler. Depois lembrei que eu tinha lido uma resenha dele no blog da Melina Souza. Como a gente se influência de um jeito inconsciente... Quando peguei na biblioteca, não pensei diretamente na Mel, só depois que lembrei que conhecia o livro porque eu vi ele lá no blog dela. E é engraçado também como mesmo desconfiando que o gosto da Mel fosse diferente do meu eu quis ler mesmo assim.

Sociedade Secreta - Rosa & Túmulo é o primeiro volume de uma serie de quatro livros, escrita pela americana Diana Peterfreund. Ele conta a história da Amy, uma jovem universitária estudante de letras. Ela é a típica aluna aplicada que faz tudo por onde. Estuda bastante pra tirar notas altas, trabalha na revista literária da faculdade, já tem um estágio confirmado pro verão numa editora. E por isso, ela tem a certeza de que vai ser convocada pra sociedade secreta Pena & Tinta, a sociedade que os alunos de letras e as pessoas ligadas a literatura e ao mercado editorial geralmente são convocadas, quando estão no terceiro ano. Mas ela acaba sendo chamada pra outra sociedade, a poderosíssima Rosa & Túmulo, uma sociedade cheia de segredos místicos e que até então, só homens podiam fazer parte. A historia vai se desdobrando depois disso, com a Amy tendo que lidar com esse e muitos outros problemas que vão surgindo em consequência da entrada na sociedade, como por exemplo, lidar com o relacionamento com o seu quase-namorado, o Brandon e com sua melhor amiga e colega de quarto, Lydia, que é fissurada em entrar pra uma sociedade secreta de importância; e com as questões que decorrem da convocação de mulheres pra sociedade, desvendando todos os mistérios da Rosa & Túmulo e confirmando (ou não) os boatos que sempre ouvia.

Tive algumas surpresas boas ao ler o livro. Ele apresenta pros jovens que leem a historia o feminismo. Nas partes em que as meninas convocadas pra Rosa & Túmulo sofrem preconceito apenas por serem mulheres, elas reagem contra o machismo e não aceitam de cabeça baixa. Foi também um YA em que o romance dos protagonistas não foi o tema principal do livro, pelo contrario até, ele fala muito mais das sociedades secretas e como elas funcionam. O que serviu pra tirar um pouco do meu preconceito. Porém, eu vejo algumas falhas no livro, talvez porque eu não faça parte do publico alvo. Eu achei que ela se alonga demais em certas partes e teve algumas coisas da história que foram desnecessárias, pra mim pelo menos. Resumindo, eu achei a premissa boa mas não gostei muito de como a história foi contada. Mas eu recomendo cada um tirar suas próprias conclusões, acredito que se você está na faixa dos 13-16 você pode gostar bastante.

"Sempre me ensinaram que as pessoas prestam mais atenção quando você grita 'Fogo' do que quando você grita 'Estupro', porque o fogo também os coloca em perigo. É um mundo divertido esse em que vivemos, não?"

Até
P.S: Eu to sem a minha câmera e por isso, por enquanto, os meus posts não vão ter fotos :/

Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...