23.7.14

Claros sinais de loucura - Karen Harrington



Claros sinais de loucura foi o primeiro livro juvenil escrito pela americana Karen Harrington e publicado no Brasil pela editora Intrínseca, que me enviou um exemplar de cortesia. No skoob, 1219 pessoas desejam ler e conta com nota média de 4.3, após 169 avaliações.

Como já disse várias vezes para vocês, estou numa onda infindável de thrillers e não dava muito para esse livro quando solicitei para a editora. Na verdade, nem sabia muito bem sobre o que se tratava. Aliás, essa está sendo minha nova forma de procurar novos livros para ler: saber o quanto menos sobre ele para ser completamente surpreendida. E esse livro me surpreendeu de uma maneira muito além do que esperava. Comecei a leitura no mesmo dia que recebi o exemplar e não consegui parar até acabar.

Sarah é uma garota prestes a fazer doze anos, com várias dúvidas e preocupações normais para a idade dela, como, por exemplo, o primeiro beijo. No entanto, ela não está no tipo que se enquadra no padrão de "comum". Enquanto todos escreviam para Harry Potter numa atividade escolar, o destinatário dela era o Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos.

Ela e o pai alcoólatra vivem se mudando na esperança de esconder o passado, quando a mãe dela afogou a menina junto ao seu irmão gêmeo. O irmão acabou falecendo, mas ela conseguiu sobreviver. Depois de dois julgamentos, a mãe foi internada numa clínica psiquiátrica e a Sarah vive procurando indícios de que está perdendo a sanidade, com medo de ter o mesmo fim que a mãe.

As férias chegam e ela acredita que não serão nada promissoras, já que irá mais uma vez para a casa da avó, onde aventuras nunca acontecem. No entanto, o verão reserva muitas surpresas para Sarah. Em três meses, a menina se vê como uma garota completamente nova. A personagem é muito bem construída e eu me senti amadurecendo junto a ela.

A narrativa é feita em primeira pessoa de forma tão doce e sutil que se torna impossível não se encantar pela protagonista. A garota, uma leitora assídua, é extremamente inteligente e corajosa, o que não deixa a leitura ser algo infantil. Na verdade, essa é uma leitura que eu indico para todas as idades. Foi, sem dúvidas, um dos melhores livros que li no ano e classifico com, claro, cinco estrelas.

Um comentário :

  1. Oi Isa!

    O título me chamou atenção quando ele foi lançado e espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Gosto de enredos que a protagonista luta para não ser algo parecido com os pais, principalmente quando envolve o psicológico.
    Ótima resenha e quem bom que foi uma leitura digna de 5 estrelas :3

    Beijos,
    ~nathália
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...