25.12.14

Louco ou cruel? - Ilana Casoy

 
"Todo homem tem seu próprio gosto. O meu é por cadáveres." - Henri Bolt
Louco ou cruel? é um dos livros do Arquivos Serial Killers escrito pela Ilana Casoy, uma brasileira especialista em serial killers. A edição definitiva foi publicada pela editora Darkside, que fez um incrível trabalho com a publicação. Como é de costume da editora, o livro ficou extremamente bem diagramado.

"Durante uma entrevista, respondendo à pergunta 'O que você pensa quando vê uma menina bonita andando pela rua?', a resposta honesta: 'Eu imagino como sua cabeça ficaria em um espeto.'" - Edmund Kemper
Como já disse na resenha de Anatomia do Mal, os serial killers me fascinam pelo simples fato de serem reais. Todos aqueles monstros que nós víamos nos filmes, como vampiros e lobisomens, não existem, mas os serial killers sim. E juntando ao fato de que sempre me interesso por saber até onde a mente humana é capaz de ir, é claro que fico louca para ler os livros que se tratam do tal assunto. Quando comecei a ler Louco ou cruel? tive um pouco de medo de ser algo muito repetitivo para mim, que tinha terminado a leitura de Anatomia do Mal pouco tempo atrás. No entanto, isso não aconteceu. A narrativa e a abordagem da Ilana Casoy é muito diferente e me fixou do começo ao fim, fazendo com que eu devorasse a leitura.

"Você não pode afirmar que aprecia ou entende Picaso sem estudar suas pinturas. O projeto de trabalho de um serial killer bem-sucedido é tão cuidadoso quanto o de um pintor que planeja uma tela. Eles consideram o que fazem uma arte." - John Douglas, FBI
O livro apresenta questões de criminologia, direito e psicologia para tentar desvendar os motivos dos assassinos terem agido de tal forma. Apresenta também como funciona o trabalho da policia para tentar desvendar esses crimes, desde a parte de traçar semelhanças entre um assassinato e outro até como é fazer um perfil criminal para saber quem poderia estar por trás daquilo. Algumas páginas depois, somos apresentados as histórias de 16 dos mais famosos e chocantes serial killers de todos os tempos. Entre eles se encontram o Ed Gein - o homem que inspirou Psicose e o Massacre da Serra Elétrica, Jeffrey Dahmer e o Zodíaco - o serial killer que desafiou a polícia, mas nunca foi pego. 

"Eu não queria machucá-los, apenas queria matá-los". - David Berkowitz
Eu me interesso muito pelo Zodíaco e gostei muito da abordagem de Louco ou Cruel? ao contar mais sobre ele, pois a autora realmente foi bem a fundo na história e me mostrou muita coisa que eu nem fazia ideia sobre ele. Para mim, é uma das melhores leituras no que se trata de serial killers. Recomendo, de olhos fechados, Louco ou cruel? para todos que, assim como eu, gostam do assunto, lembrando que é extremamente violento e descritivo.

Um comentário :

  1. Gostei muito da resenha. E você continua me deixando curiosa moça!
    "Louco Ou Cruel?" ao meu ver, parece ser voltado também a mente de um Serial Killer. E eu acredito que esta seja uma das coisas mais interessantes dentro de todo o assunto. E pelo que falou, ele vai além disso. Acredito que seja um livro formidável.
    Até breve,
    Lie
    www.nossosmundos.com

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...